Comportamento após o impacto depende do momento linear e da natureza do impacto.
Impacto perfeitamente elástico - a velocidade relativa dos dois corpos após o impacto é a mesma que sua velocidade relativa antes dele.
Impacto perfeitamente plástico - pelo menos um dos corpos se deforma, não recuperando sua forma original, velocidade é maior após o impacto.
O impacto causa lesões na cartilagem, que tem uma baixa capacidade de regeneração, portanto, quando praticamos atividades de alto impacto por longos períodos estamos mais expostos a lesões.
Abaixo segue a análise biomecânica e considerações do professor Dr. Paulo Gentil, sobre uma atividade física inadequada, orientada por um individuo sem formação..
"As mulheres são muito mais acometidas por problema de joelhos do que homens, especialmente as dores patelo-femorais (aquela dorzinha chata na parte anterior do joelho). Existem vários motivos para isso, mas um dos mais estudados é o chamado valgo dinâmico. Quando algumas mulheres agacham, correm, saltam, etc. os joelhos têm uma tendência de ir para dentro, como no vídeo (o joelho em X no salto e a "tremidinha" na subida da escada). Quando isso ocorre, há um atrito irregular entre a patela e o fêmur, o que promove desgaste das cartilagens, que vão se deteriorando. No começo, o joelho fica um pouco inchado, mas a dor não incomoda muito; depois há sensação de grãos de areia dentro do joelho e a dor aparece eventualmente; em seguida os grãos de areia aumentam e as dores ficam mais frequentes; então, quando você menos espera, está com dores terríveis e dificuldade em movimentos do dia a dia. Pronto! Você ganhou uma condromolácia de grau 3 ou 4, um problema irreversível, mas que seria evitável.
Normalmente, tais alterações são causadas por desequilíbrios na ativação de músculos do complexo posterolateral, que fariam com que seus joelhos vão para fora (abdução). A solução não é apenas fortalecer os músculos, mas ensina-los a trabalhar, para estabilizar seu joelho durante o movimento. Isso se consegue por meio de movimentos corretivos, prescritos por professores de Educação Física ou Fisioterapeutas.
Agora, o que não se deve fazer? Não se deve fazer exercícios com sobrecarga e muito menos saltar com o padrão inadequado, pois o movimento errado aumentará o desgaste e, como a cartilagem é sem sensibilidade e vascularização, você não sentirá seu desgaste e tampouco conseguirá repor o que perde ao fazer bobagens como as do vídeo. Quando sentir, já será tarde demais. Aí, talvez, entenda o problema ouvir pessoas incompetentes, sem formação e que pregam a ignorância e os transtornos alimentares como estilo de vida".
PS: pra que diabos é essa caneleira?
Nenhum comentário:
Postar um comentário