sábado, 27 de junho de 2015

CINÉTICA ANGULAR

- Momento de Inércia
- Torque 
- Momento Angular
Os movimentos de rotação do corpo, se dão ao redor de eixos de rotação que passam pelo seu centro de gravidade. Neste caso, uma observação importante é que a força peso atuando no centro de gravidade da pessoa não produz torque e, portanto, não altera seu momento angular. São as forças de impulso que originam torques que vão introduzir ou alterar o momento angular do corpo. Caso não seja aplicada a força de impulso, o corpo mantém seu estado de rotação, ou seja, conserva seu momento angular.
O momento angular não depende só da massa, mas da sua distribuição ao redor do eixo de rotação e da velocidade angular, ele se conserva, não varia, desde que o torque total no corpo devido a ações externas seja zero, assim se não atuarem torques externos num corpo em rotação, ele permanecerá em rotação indefinidamente, conservando seu momento angular. Por outro lado, se não atuarem torques externos num corpo que não está girando, ele não rodará e seu momento angular continuará zero.

MASSA MAIS CONCENTRADA, MENOR A RESISTÊNCIA E MAIOR A VELOCIDADE

É possível manipular o momento de inércia do corpo humano pela  alteração no momento angular.
Quantidade de movimento angular de um corpo depende do momento de inércia e velocidade angular.


Manipula a posição dos segmentos para diminuir o momento de inércia, movimentando o quadril mais rápido, para aumentar a velocidade.

Exemplo de conservação do momento angular numa cortada num jogo de voleibol. O momento angular introduzido pela rotação do braço é compensado pelo movimento de rotação das pernas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário