terça-feira, 26 de maio de 2015

GRAU DE LIBERDADE

As articulações podem ser classificadas funcionalmente em mono axial, bi axial ou tri axial, conforme a quantidade de eixos usados para realizar um movimento, assim quanto maior o grau de liberdade, em menor tempo, maior amplitude e eficiência o movimento será realizado.
- uniaxial: movimento em um único plano. Ex: cotovelo
- biaxial: movimento em dois planos. Ex: sagital e frontal
- triaxial: movimentos em vários planos, co
mo circundação. 
Ex: Alongamento durante o trabalho, movimentações do ombro..

segunda-feira, 25 de maio de 2015

OLIMPÍADAS DE BIOMECÂNICA - EQUIPE ARTICULADOS

Com o objetivo de desenvolver diferentes métodos para aprendizagem com vistas à facilitação e melhoramento do processo pedagógico, este projeto propõe a realização de atividades alternativas para o ensino de BIOMECÂNICA nos cursos de fisioterapia e educação física da Universidade Federal do Pampa.
As Olimpíadas de Biomecânica acontecem durante todo o semestre letivo, são compostas por várias atividades em equipe.

Tarefa 1 - Minha Biomecânica
Identificar e divulgar os conceitos de biomecânica.

Tarefa 2 - Biomecânica na rua
Realizar uma atividade que divulgue a biomecânica para a comunidade local

Local: Parcão – Parque Dom Pedro II
Publico Alvo: Pessoas realizando atividades físicas e corredores em geral
Foram abordadas informações sobre a articulação do joelho e passado dicas sobre a corrida adequada, ressaltando a importância de uma postura correta para diminuir lesões, através de uma breve explicação sobre a relação da velocidade da caminhada e da corrida com a curva de impacto da força de reação do solo, assim como a postura correta dos braços e tronco.
Comentamos também sobre dois artigos de pesquisa relacionados com as técnicas de corrida de populações que costumam correr com o antepé, explicando que o tipo de pisada modifica a curva de impacto e como atuam os músculos tibiais e do tríceps sural nestas situações.
Levamos um notebook para mostrar, para os mais interessados, dois vídeos que estão disponíveis na internet que possuem algumas imagens que ajudam a entender melhor as diferenças dos tipos de pisada e sobre os vícios de postura na hora da corrida.

Vídeos:
* Bom Dia Brasil Aprenda a postura correta para correr sem prejudicar coluna e joelhos

* The Barefoot Professor: by Nature Video






Tarefa 4 - Auditório Científico
Fomentar a participação dos alunos em eventos científicos.




Tarefa 5 - O Grande Desafio de Biomecânica
Através de um jogo, testar o conhecimento da turma sobre os assuntos estudados.

Pergunta do jogo


Tarefa 6 - Stand up Científico
Promover o desenvolvimento de habilidades para leitura e redação científica, bem como a apresentação de trabalhos na modalidade oral.

Artigo

Análise do treinamento proprioceptivo no equilíbrio de atletas de futsal feminino

Resumo
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de um protocolo de exercícios proprioceptivos no equilíbrio de atletas de futsal feminino. 

Metodologia: A amostra foi composta por cinco atletas do time de futsal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os treinamentos ocorreram três vezes por semana, durante um mês. As atletas foram avaliadas pré e pós-treinamento em uma plataforma de força no Laboratório de Biomecânica do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. 
Resultados: Os resultados mostraram uma redução estatisticamente significativa na média e na amplitude do centro de pressão pré e pós-intervenção, na direção médio-lateral e condição olhos fechados, o que demonstra que houve maior controle do equilíbrio corporal na posição e condição solicitada. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas variáveis do centro depressão na condição olhos abertos. Acredita-se que esse resultado esteja relacionado à dominância da aferência visual sobre a proprioceptiva, que pode ter interferido na avaliação das alterações proprioceptivas. 
Conclusão: O protocolo de propriocepção sugerido demonstrou maior controle de equilíbrio postural nas condições e na amostra avaliada.

Palavras-chave: Propriocepção. Futsal. Equilíbrio.

Fonte:

Tarefa 7 - Biomecânica é Arte
Estimular a "veia" artística dos estudantes.

1- Escultura
A finalidade foi representar o corpo humano utilizando materiais que representem sistemas mecânicos. Voltada para a biomecânica, criamos a obra com o objetivo de representar o nome da equipe e demonstrar através dela algumas teorias. Sabemos que as movimentações ficaram limitadas se comparadas ao ser humano, mas podemos falar sobre grau de liberdade dos movimentos... e explicar sobre articulações, pois tivemos o cuidado de utilizar materiais que as representem; podem ser abordados conceitos sobre centro de massa, centro de gravidade, força peso, base de apoio... a partir do momento que o boneco fico em pé e em equilíbrio.





2 - Música: Equilíbrio Estático

Forças e vetores
Trigonometria
Eu já não lembrava
Como calcular
Torque igual a zero
Na articulação
Equilíbrio Estático
Não gera rotação
Hey ho lets go
No centro de gravidade
A massa do corpo se distribui
Uniformemente para todos os lados
Movimento linear
Movimento angular
Angulo relativo
Ou absoluto
Na marcha ou na corrida
A flexão dos segmentos
E pico de impacto
Podemos estudar
Hey ho lets go
O princípio da inércia
Um corpo em repouso só vai movimentar
Se uma força nele atuar.

https://soundcloud.com/marco-a-carvalho/musica-equilibrio-estatico-equipe-articulados


sábado, 16 de maio de 2015

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO, ROTAÇÃO E GERAL




Movimento de translação é descrito quando ocorre deslocamento linear, todos os pontos do corpo movem-se na mesma distância e direção e ao mesmo tempo, pode ser retilíneo ou curvilíneo.
Exemplo: Executar uma tarefa que exige deslocamento dentro do local de trabalho ou uma caminhada para chegar até ele.



Movimento de rotação acontece ao redor de um eixo, onde os pontos do corpo movem-se em linhas circulares, o movimento é angular.
Exemplo: O movimento do quadril durante a pedalada. 




Movimento Geral combina translação e rotação, apresentando um aumento no grau de liberdade, classificado pela capacidade que a articulação possui de realizar movimento em um, dois ou três eixos, assim quanto maior o grau de liberdade, mais eficiente e em menos tempo o movimento será realizado, com menos gasto de energia.





quinta-feira, 14 de maio de 2015

BIOMECÂNICA E A EDUCAÇÃO FÍSICA

INTRODUÇÃO

O corpo humano é um dos principais objetos de estudo do homem. À busca por compreender o seu funcionamento, contrapõe-se sua complexidade, levando cientistas e estudiosos a aprofundar cada vez mais os seus estudos. Dentro deste âmbito se encontra a Biomecânica, que é uma disciplina derivada das ciências naturais que se preocupa com a análise física dos sistemas biológicos, examinando, entre outros, os efeitos das forças mecânicas sobre o corpo humano em movimentos quotidianos, de trabalho e de esporte. No século XX ocorreram grandes avanços tecnológicos que se refletiram nos métodos experimentais usados em praticamente todas as áreas de atuação científica, incluindo a Biomecânica, ocasionando um grande avanço nas técnicas de medição, armazenamento e processamento de dados, fatos estes que contribuíram para o estudo e melhor compreensão do movimento humano.
A Biomecânica é um dos métodos para estudar a maneira como os seres vivos (principalmente o homem) se adaptam às leis da mecânica quando realizando movimentos voluntários. Para Donskoy & Zatsiorsky (1988) a Biomecânica é a ciência das leis do movimento mecânico nos sistemas vivos e pode ser também definida como a aplicação da mecânica a organismos vivos e tecidos biológicos. Nigg (1995) define Biomecânica como sendo a ciência que examina as forças que atuam externa e internamente numa estrutura biológica e o efeito produzido por essas forças e Hatze apud Nigg (1995) afirma que ela é a ciência que estuda estruturas e funções dos sistemas biológicos usando o conhecimento e os métodos da mecânica. 
A Biomecânica estuda diferentes áreas relacionadas ao movimento do ser humano e animais, incluindo: funcionamento de músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos; cargas e sobrecargas de estruturas específicas e fatores que influenciam a performance. 
A Biomecânica do Esporte se dedica ao estudo do corpo humano e do movimento esportivo em relação a leis e princípios físico-mecânicos, incluindo os conhecimentos anatômicos e fisiológicos do corpo humano (Amadio, 1996). No Brasil, os resultados das pesquisas em Biomecânica têm influenciado diretamente na medicina, ergonomia, fabricação de equipamentos esportivos e muitos outros aspectos da vida humana (Nasser, 1995).
Ela também pode auxiliar na produção de conhecimento para aquisição de competências tecno-motoras, que levam em consideração as características dos participantes, do contexto e sua organização, possibilitando uma efetiva aprendizagem (Crum, 1993). Para Moro apud Nasser (1995), a Biomecânica tem acompanhado o ensino das técnicas associando a prevenção músculo-esquelética do indivíduo nas ações cotidianas, evitando assim que certos esforços desnecessários possam danificar suas estruturas e que sua ação motora seja racionalizada.
    O progresso da Biomecânica como disciplina científica que estuda funções dos seres vivos tornou-se, ao longo dos últimos três séculos, muito amplo e disso resultaram múltiplas divisões didáticas e delimitação de território de especialidades científicas, tais como:
-Biomecânica do Movimento Humano
-Biomecânica Clínica e de Reabilitação
-Biomecânica de Tecidos e Biomateriais
-Biomecânica Músculo-esquelética e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Biomecânica. Cada uma destas áreas, por sua vez, abrange diversas possibilidades, como os exemplos ilustrados o quadro 1.


Biomecânica como disciplina na Educação Física


Não só a Biomecânica como as outras disciplinas científicas levam em consideração características específicas de um campo de estudos relacionados com as diversas áreas da Educação Física. Quando o profissional insere-se no contexto específico desta profissão, ele percebe que, no sentido operacional, os conceitos determinados para cada
Ciência são pelo menos pobres, e não informam as reais características de cada campo de conhecimento. O que atualmente nota-se é a infinita gama de conhecimentos que o educador físico deve dominar para exercer sua função. A medida que o leque de atuação profissional dos diferentes campos de trabalho vai sendo ampliado, percebe-se que muitos dos conhecimentos julgados inúteis mostram-se extremamente adequados aos fenômenos apresentados. É típico que os indivíduos que conhecem muito pouco do ramo científico, afirmem que o mesmo só de presta para um determinado fim. Afirmações como essa, se tomadas como verdade dificultam a compreensão das reais possibilidades de aplicações das informações oriundas de qualquer tipo de conhecimento científico. Por isso é de fundamental importância que argumentações simplistas sejam examinadas quanto ao seu grau de veracidade, antes de serem adotadas como válidas de formas a evitar tanto quanto uma adoção precoce quanto uma rejeição incondicional. Segundo Amadio & Duarte (1996) deve-se levar em consideração cada disciplina que compõe o espectro que investiga o movimento, como a antropometria, anatomia funcional, neurofisiologia, fisiologia geral, bioquímica, psicologia esportiva, medicina desportiva, ensino do movimento desportivo, sociologia, física, matemática e processamentos de sinais eletrônicos e a própria Biomecânica em uma análise multidisciplinar, para que se possa entender melhor a complexidade do estudo do movimento. O que deve ocorrer é a habilidade de o professor saber usar destes conhecimentos gerando novos conhecimentos condizentes com a realidade em que seu público alvo está inserido, seja em clubes, academias ou escolas.
No caso da Biomecânica, por exemplo, pode-se afirmar que essa possui uma efetiva utilização como instrumento pedagógico. A partir de seus diversos conceitos, nota-se as diferentes abordagens e/ou preocupações que ela traz. O ato educativo, admitido como principal ação da Educação física no contexto escolar, determina amplas possibilidades. Em primeiro lugar a Biomecânica não serve apenas como discussão do movimento e em segundo é que, mesmo quando ela está voltada para modalidades esportivas ou de alto rendimento não se faz da única possibilidade de aplicações e sim de mais uma área para sua atuação.
A Biomecânica ainda pode atuar com assuntos relacionados ao aperfeiçoamento da técnica do movimento, aperfeiçoamento do processo de treinamento, aperfeiçoamento e adaptações ambientais, aperfeiçoamento do mecanismo de controle de cargas internas do aparelho locomotor, aperfeiçoamento de sistemas para simulação de movimentos, aperfeiçoamento tecnológico instrumental para aquisição e processamento de sinais biológicos e ao aperfeiçoamento de sistemas (hardware e software) para análises de movimentos e conseqüentes aplicações práticas.
O elo conceitual de teorias com as práticas de campo influencia a atividade e a condução do trabalho desenvolvido (McGinnis, 2002). Precisa-se entender que os métodos tradicionais de ensino e treinamento mostram o que e como ensinar, enquanto a Biomecânica permite entender porque determinadas técnicas são mais apropriadas do que outras. Mais especificamente, a Biomecânica permite, entre outras coisas, melhorar o desempenho de atividades esportivas, melhorar a técnica de realização de movimentos, melhorar equipamentos utilizados em esportes ou em atividades do dia a dia, prevenir lesões e auxiliar na reabilitação de lesões. A Biomecânica preocupa-se com a descrição, análise e interpretação dos movimentos dos segmentos do corpo humano, através da aplicação dos conceitos básicos da física, química, matemática, fisiologia, anatomia, etc. como ferramenta de análise Segundo Hay (1985) as contribuições feitas pela biomecânica desportiva são amplamente proclamadas, entretanto, geralmente supervalorizados, ou mesmo distorcidos, a fim de aumentar as vendas do produto que está sendo divulgado e são, pois, virtualmente, como que uma medida do impacto que a biomecânica desportiva tem tido na prática. A biomecânica desportiva tem tido notável impacto sobre o ensino de técnica em educação física e nos esportes.
Em resumo, a biomecânica tem tido uma influência muito maior nas práticas de educação física do que geralmente se reconhece ou anuncia. Professores, técnicos e atletas freqüentemente encontram-se na situação de fazer uma escolha entre duas técnicas destinadas a obter uma mesma finalidade. Sem dúvidas a Biomecânica pode contribuir para a efetivação de processos educativos, que envolvam comportamentos corporais, mais conscientes e, conseqüentemente, marcados por concretas responsabilidades intencionalmente pedagógicas. Especificamente no ambiente escolar, o conhecimento da Biomecânica pode contribuir significativamente para a melhoria do ambiente, da saúde e da qualidade de vida dos alunos. Tomando-se exemplos bem práticos, podem-se citar as mochilas carregadas pelos alunos e o mobiliário escolar. Estes dois fatores são causas de, no mínimo, desconforto, e podem em longo prazo causar graves danos às crianças. O professor de Educação Física, conhecendo as implicações Biomecânicas, pode conscientizar alunos, pais e demais professores para, pelo menos, minimizar as conseqüências nocivas. Afinal, concebe-se o profissional da Educação Física como um agente com responsabilidades que vão além das aulas de Educação Física.

BIOMECÂNICA OCUPACIONAL



É a área da biomecânica que possui como objetivo de estudo o universo organizacional, atendo-se especialmente às interações das estruturas músculo - esqueléticas, composta por ossos, músculos e articulações, determinantes na realização dos movimentos necessários para a execução da tarefa, em condições estáticas e dinâmicas, através das posturas adotadas pelo trabalhador no seu posto de trabalho.


BIOMECÂNICA DO ESPORTE


Resumo 
Trata o artigo da contextualização da biomecânica enquanto disciplina acadêmica que compõe o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte. São discutidos aspectos relacionados à fundamentação metodológica da avaliação do movimento humano; aspectos históricos; e as perspectivas da aplicação dos conhecimentos de natureza biomecânica para a prática profissional na Educação Física e no Esporte. No que se refere às aplicações profissionais, especial ênfase é dada aos esforços objetivando a otimização do desempenho esportivo, a detecção de soluções para promover a qualidade de vida, e o controle das lesões. 
Palavra-Chave: Biomecânica; Desempenho esportivo; Qualidade de vida; Sobrecarga mecânica.

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v25nspe/03.pdf

BIOMECÂNICA




A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos.  Parte da Biofísica. De acordo com Hatze, apud Susan Hall, é "O estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica". A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.


A Biomecânica, além de ser atualmente uma ciência com laboratórios específicos e diversos níveis de pesquisas, nas Universidades, é também uma especialidade e uma disciplina oferecida pelos Cursos superiores de Engenharia Biomédica, Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.


As referências iniciais relativas à análise dos aspectos biomecânicos dos movimentos corporais – humanos e animais – remontam à antiguidade clássica e pertencem a Aristóteles, que registrou as primeiras observações sobre o ato de caminhar do Homem e dos animais, como consequência da ação dos membros inferiores e patas contra o solo.


As observações de Aristóteles, que aparecem na História como as primeiras explicações para o gesto de deambulação humana, foram ratificadas quase dois mil anos depois pela Terceira Lei de Newton. Mas a história ainda haveria que caminhar muito para transportar impressões observacionais subjetivas em quantificação do gesto, que só foi iniciada a partir da invenção da fotografia. Esta invenção representou o surgimento de uma nova possibilidade metodológica para as pesquisas sobre aspectos do movimento corporal, e deu origem a um ramo da Biomecânica conhecido como cinemetria, que propicia o congelamento dos movimentos, o registro e, consequentemente, a quantificação geométrica por meio dos instantâneos – ou fotograma – possibilitando sua descrição precisa. Até os dias atuais, este tipo de aplicação da fotografia à biomecânica consiste num dos principais meios de obtenção de informações sobre a geometria do movimento, e é denominada Fotogrametria Não-Cartográfica.


Os primeiros filmes utilizados para a análise biomecânica de movimentos animais e humanos, incluindo-se atividades ginásticas e marcha em diversas situações, foram feitos por um fotógrafo anglo-americano chamado Edouard Muybridge (1830-1904).


OBJETIVO

O portfólio tem como objetivo trazer informações e curiosidades sobre os conteúdos estudados em BIOMECÂNICA, ao longo do semestre aulas teóricas e práticas serão relacionadas as posturas e tarefas exercidas pelo homem no dia-a-dia, procurando trazer exemplos simples sobre os conceitos abordados, com a finalidade de ampliar conhecimentos.