domingo, 5 de julho de 2015

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM

O portfólio auxiliou no processo de aprendizagem, um método eficiente para avaliar o componente curricular de Biomecânica, sua construção  fomentou o estudo e a pesquisa. Primeiramente não encarei positivamente, quando a proposta foi apresentada pelo professor...bom prefiro nem comentar, tudo parecia com uma missão impossível, porém logo que os estudos e investigações foram tornando-se necessárias, o conhecimento e principalmente o aprendizado sobre os mais diversos conceitos abordados foram instigando a busca de informações para melhor compreender as teorias, inúmeras foram as fontes pesquisadas, nelas encontrei os conteúdos aplicados na prática, a necessidade de entender esses conceitos, despertou a curiosidade e a vontade cada vez maior de aprender e transmitir o conhecimento.
A necessidade da pesquisa e do estudo foram fundamentais para a sua construção, enriquecendo a competência investigadora, pois a responsabilidade com o objetivo da proposta remeteu a reflexões das explicações do professor carregadas de informações sobre conceitos biomecânicos do movimento humano, assim as finalidades educativas foram comparadas com ações do dia-a-dia. 
A atividade colocou-me diante de inúmeras dificuldades, que forem sendo transformadas em aprendizado, onde a pesquisa, o estudo, a leitura, o registro de experiências, a vivência foram encarados com o real objetivo que possuem em todo o processo de ensino-aprendizagem. 
Na minha opinião, a elaboração do portfólio,  sua proposta e objetivo, são atraentes no processo avaliativo, para o professor e principalmente para o aluno, sendo uma fonte segura para ampliar conhecimentos, já que a pesquisa é fundamental.

AVALIAÇÃO DA FORÇA DE ATRITO EM MÁQUINA DE MUSCULAÇÃO DURANTE EXERCÍCIOS DE EXTENSÃO DE JOELHO

Resumo
Durante  exercícios  realizados  em  máquinas  de  musculação,  a  força  de atrito  (FA) entre  seus componentes  mecânicos  pode  influenciar  na  magnitude  da sobrecarga oferecida  pela  máquina  para  o praticante  do  exercício.  No  entanto, pouco se  sabe sobre  como  medir  esse  atrito  e  qual  seu real efeito. Assim, os objetivos deste estudo foram descrever uma técnica para medição da FA em máquinas de musculação, e exemplificar  a  técnica  quantificando  a  FA  de  uma  máquina  de  musculação durante exercício  em  diferentes  velocidades  e  cargas.  Foram  utilizados  diagramas  de corpo  livre,  equações  da mecânica clássica além da medição dos ângulos articulares com eletrogoniômetro, e da força aplicada ao cabo de aço com célula de carga, para estimar a força de atrito. Para testar a metodologia, um indivíduo realizou repetições do exercício variando cargas e velocidade de execução. As  cargas avaliadas foram 3kg, 6 kg e 9 kg; e as velocidades foram 30º/s, 60º/se 120º/s. A FA, expressa em percentual da carga, mostrou-se  crescente  com  o  incremento  de  velocidade  e  decrescente  com  o aumento da  carga.  Resultados  em torno 40% obtidos para a menor carga e maior velocidade sugerem que a força de atrito deve ser um fator levado em consideração na escolha e manutenção de equipamentos de musculação.
Palavras-chave: Atrito. Musculação. Treinamento Físico.